Se 2011 foi o ano em que as sapatilhas compensadas Isabel Marant conquistaram o mundo, 2012 foi dominado pelas Nike Air Max e 2013 teve como inspiração o universo de sapatilhas skater lançado pela Celine, 2014 é sem dúvidas o ano (do retorno) das clássicas Adidas Stan Smith - numa viagem nostálgica de volta à nossa juventude.
Este modelo foi criado pela Adidas nos anos 70 para o tenista Stan Smith e tornou-se um ícone da marca. As imagens da Phoebe Philo (directora criativa da Celine) com as suas Stan Smith nos bastidores do desfile da última Paris Fashion Week correram mundo e tornaram estas as sapatilhas do momento no mundo da moda. Como ela é provavelmente a minha designer favorita fiquei alerta - eu e o mundo inteiro. O estilo sport-chic, potenciado pelo boom de peças como sweatshirts e jogging pants e matérias primas como felpas e neoprene, ganhou uma nova estrela.
Sempre fui uma super fã de sapatilhas -eu sei que uns saltos de 9 ou 10 cm (que é o máximo que consigo) me dão uma postura muito mais elegante mas infelizmente os meus pés não os suportam com frequência (a tolerância à dor foi definitivamente toda para a minha irmã gémea, que durante anos só faltava ir fazer jogging de stilettos).
Passei as últimas semanas a ponderar comprar umas Converse All Star brancas para este Verão (é nestas alturas que perguntamos porque é que não as guardámos há 20 anos!), mas não resisti e troquei-as por umas Stan Smith - verdes, que quanto mais clássico melhor.
Não foi tarefa fácil encontrá-las, já que as básicas em pele branca e camurça verde praticamente não existem em lado nenhum em tamanhos pequenos. Encontrei sim em várias lojas a versão em pele gravada com textura cobra - para quem tem um estilo mais clássico ou sofisticado são perfeitas.
Quanto ao melhor look para vestir com as Stan Smith este verão, não há que enganar: top ou t-shirt branca (com pequeno detalhe) + denim (jeans boyfriend com rasgos, skinny capri ou calções relaxed fit) + acessórios (muitos e coloridos).